EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA

       As atividades desenvolvidas na biblioteca escolar Prof.Heitor Romero Marques, são sempre voltadas para o coletivo,seguindo os princípios da gestão democrática, valorizando e respeitando a comunidade em que é inserida.
        Com estes princípios foi executado na escola o projeto  "O que é que meu bairro tem?" que tem como principal objetivo a integração da escola com a comunidade.Foram selecionados dois alunos de cada cada ano, para pesquisa de campo no bairro, entrevistando as pessoas em suas casas afim de saber  das necessidades do bairro, dos pontos positivos e negativos. A princípio fomos recebidos com certo receio, alguns moradores pessavam ser "politicagem" se recusando a responder a entrevista, porém aos poucos foram ficando mais a vontade e mais receptíveis e os trabalhos fluiram melhor. 
     Procuramos saber por exemplo o número de crianças que não frequentavam creches, ou não estudavam na escola do bairro, as plantas existentes no quintal e se sabiam os seus respectivos nomes, quantos da família trabalhavam fora, qual a profissão, número de idosos na casa e outras.
         

     Voltávamos para escola cheios de novidades e no dia seguinte compartilhavámos as  experiências vividas.
      Descobrimos pessoas maravilhosas, com histórias de vida que vale a pena ser compartilhada por isso algumas histórias estão sendo postadas no Museu da Pessoa,( http://www.museudapessoa.net/para apreciação de todos, descobrimos uma grande raridade de plantas, medicinais, ornamentais e frutíferas, quando tinha um pé carregadinho de frutas pedíamos autorização para a sala toda comer, para sentir o prazer de colher a fruta no pé.


Criaças da pré escola conhecendo pé  mexerica.





Descobrindo sabor do fruto guapeva (foto acima)

Comendo manga colhida no pé.Que delícia!

Alunos do sétimo ano compartilham com demais colegas as frutas,guapeva e jenipapo.


 
Voltando para escola. (flores na foto acima, flor do amazonas e crista de galo)     





Na foto acima, a professora de ciências, Gleyce faz exposição de chás com  alunos do sexto ano. 





Após diversas reclamções por parte de moradores do bairro em relação a falta de sinalização em algumas ruas, encaminhamos ofício com fotos anexas solicitando providência a AGETRAN. As prioridades eram, imedições da escola e a rua São Ramão. 


                                                               
       SEGUE ABAIXO UMA SÉRIE DE IMAGENS DO BAIRRO.




OLHA ENGENHO!










É ISSO AÍ PESSOAL, VAMOS RECICLAR?!